“Nossos resultados mostraram que a deficiência materna da vitamina D cedo na gravidez é uma forte, fator de risco independente para o preeclampsia,” disseram Lisa M. Bodnar, Ph.D., M.P.H., R.D., professor adjunto da epidemiologia na universidade da escola de Pittsburgh da saúde pública (GSPH) e autor importante do estudo. As “mulheres que desenvolveram o preeclampsia tiveram as concentrações da vitamina D que eram significativamente mais baixas cedo na gravidez comparada às mulheres cujas as gravidezes eram normais. E mesmo que a deficiência da vitamina D fosse comum em ambos os grupos, a deficiência era mais predominante entre aquelas que foram sobre desenvolver o preeclampsia.”
Para esta investigação, o Dr. Bodnar e seus colegas avaliaram dados e depositaram as amostras de sangue tomadas das mulheres e dos neonatos entre 1997 e 2001 no hospital do Magee-Womens da universidade do centro médico de Pittsburgh (UPMC) e de práticas confidenciais afiliado do ginecologista. Os dados foram analisados para 1.198 mulheres registradas nas exposições da gravidez e o estudo da prevenção do Preeclampsia, um exame em perspetiva projetou examinar os fatores que podem predispr mulheres ao preeclampsia. Fora deste grupo, 55 casos do preeclampsia e 220 controles foram selecionados para um estudo mais adicional.
As amostras de sangue materno foram tomadas antes de uma gravidez de 22 semanas e outra vez imediatamente antes da entrega. As amostras de sangue de cabo recém-nascido do cordão umbilical foram testadas igualmente para 25 o hydroxyvitamin D, um indicador do status da vitamina D.
A “baixa vitamina D cedo na gravidez foi associada com um aumento quíntuplo nas probabilidades do preeclampsia,” disse o Dr. Bodnar, que igualmente é um investigador assistente no instituto de investigação universidade-afiliado do Magee-Womens (MWRI). Os “dados mostraram que este risco do aumento persistiu mesmo depois o ajuste para outros fatores de risco conhecidos tais como a raça, a afiliação étnica e o peso de corpo da pre-gravidez. Igualmente incomodar era o fato de que muitas das mulheres relataram a tomada das vitaminas pré-natais, que contêm tipicamente 200 a 400 unidades internacionais da vitamina D,” ela disse.
“Mesmo um declínio pequeno na concentração da vitamina D dobrado mais do que o risco de preeclampsia,” anotou James M. Roberts, M.D., autor sênior do estudo e diretor fundando de MWRI. “E desde que as lojas recém-nascidas da vitamina D são completamente dependentes na vitamina D da mãe, os baixos níveis da vitamina foram observados igualmente no sangue de cabo do cordão umbilical dos neonatos das mães com preeclampsia.”
Uma vitamina associou pròxima com a saúde do osso, deficiência da vitamina D cedo na vida é associada com os rickets - um pensamento da desordem para ter sido erradicado nos Estados Unidos mais de 50 anos há - assim como o risco aumentado para o tipo - 1 diabetes, asma e esquizofrenia.
No mundo tornando-se, o preeclampsia esclarece até 80 por cento de mortes maternas. E quando o tratamento estiver mais disponível em países desenvolvidos, o preeclampsia permanece a causa principal da morte materna. Os infantes carregados às mães com preeclampsia têm um risco de mortalidade cinco vezes maiores do que aquele nascidas às mulheres com gravidezes normais. Nos Estados Unidos sozinho, quase 15 por cento de entregas prematuras são um resultado do preeclampsia.
###
Além do que o afastamento cilindro/rolo. Bodnar e Roberts, outros autores são Janet M. Catov, Ph.D., Hyagriv N. Simhan, M.D., e poderes de Robert W., Ph.D., toda a universidade de escolas de Pittsburgh das ciências da saúde e MWRI; e Michael F. Holick, M.D., Ph.D., Faculdade de Medicina da universidade de Boston. O estudo foi financiado pelos institutos nacionais da saúde.
Fundado em 1948 e acreditado inteiramente pelo Conselho na instrução para a saúde pública, GSPH é mundo-ilustre para as contribuições que influenciaram práticas e cuidados médicos da saúde pública para milhões dos povos. Para mais informação sobre GSPH, visitar o Web site de GSPH em http://www.publichealth.pitt.edu.
Fundado em 1992, MWRI atraiu uns $185 milhões no financiamento da concessão que centra-se exclusivamente sobre a pesquisa da saúde das mulheres e dos infantes' e que representa os laços estreitos continuados do instituto à universidade de escolas de Pittsburgh das ciências da saúde e do UPMC. Para mais informação sobre MWRI, visitar o Web site do instituto em http://institute.mwrif.org/.
|