“É importante para mulheres, mulheres especialmente postmenopausal, saber e compreender as conseqüências do consumo elevado do álcôol. Não afeta apenas o fígado, mas o álcôol foi associado com o cancro da mama e agora o cancro endometrial,” continua Setiawan.
Os investigadores selecionaram em cima dos dados do estudo de côorte multi-étnico (MEC), de um estudo epidemiológico de mais de 215.000 povos de Los Angeles e de Havaí criado em 1993 por Brian Henderson, M.D., decano da Faculdade de Medicina de Keck de USC, e Laurence Kolonel, M.D., Ph.D. da universidade de Havaí.
O estudo seguiu mulheres postmenopausal do African-American 41.574, as Japonês-Americanas, do Latina, as Nativo-Havaianas e as brancas em Los Angeles e em Havaí para uma média de oito anos. Os dados em fatores de risco da entrada do álcôol e do cancro endometrial foram obtidos de um questionário da linha de base.
“Esta descoberta é importante porque sugere que as mudanças a determinadas escolhas do estilo de vida possam potencial ajudar a alterar o risco da doença, “diz Henderson, autor sênior do papel. “Entretanto, estes resultados são preliminares e devem ser investigados mais antes que todas as recomendações sobre o consumo do álcôol possam ser feitas.”
O estudo igualmente encontrou que a associação da entrada do álcôol e do cancro endometrial é mais forte entre mulheres magras do que entre o excesso de peso ou mulheres postmenopausal obesos.
“Nossos dados sugerem que as mulheres magras possam ser mais sensíveis às elevações modestas em níveis de hormona resultando do álcôol que bebem do que as mulheres obesos que já têm altos níeses da hormona estrogénica e conseqüentemente do álcôol da máscara como um fator de risco independente,” concluem Setiawan. “Outra vez, esta é toda a preliminar e mais estudos com suficientes números de bebedores pesados são necessários corroborar nosso encontrar.”
###
Os institutos nacionais da saúde e o instituto nacional para o cancro forneceram o financiamento para o estudo. |